Powered By Blogger

quinta-feira, 28 de abril de 2011

O Defensor da Comunidade católica de Salgueiro

PADRE JOSÉ MARIA PRADA CSsR
29 DE ABRIL 1991+ - ASSASSINADO


            O Pe. José Maria Prada era missionário redentorista da Província de S. Paulo. Ele nasceu em Portugal, em 1928 e foi ordenado em 1953. Trabalhou em Angola, África, até 1975, quando veio para o Brasil. Morou em Garça – SP, em Exu – PE e depois foi nomeado Pároco de Salgueiro – PE.
            Em Salgueiro, um dia, um senhor muito influente e rico na cidade o procurou, junto com a sua noiva, querendo se casar na Igreja. Ele dizia que morou com uma mulher em outra cidade distante dali, mas sem se casar na Igreja.
            Pe. Prada entrou em contato com a Paróquia daquela cidade e esta lhe mandou a certidão de casamento dele. O padre lhe mostrou e disse que não poderia fazer o casamento.
            O homem, primeiro prometeu dar muito dinheiro para o padre se ele fizesse o casamento, mas este não quis. Então o homem ameaçou e disse que mataria o padre, se ele não fizesse o casamento. Pe. Prada foi inflexível, disse que morreria, mas não faria o casamento.
            Então o homem foi a sua casa, pegou um revólver, veio até a praça da igreja Matriz, hoje Catedral de Santo Antonio e deu cinco tiros no Pe. Prada, que morreu na hora. Eram onze horas do dia 29/04/1991.
            Na Missa de corpo presente, presidida pelo Sr. Bispo da Diocese, que é Petrolina, e concelebrada por todo o clero da diocese, estavam presentes uma enorme multidão. No enterro, levaram, em uma cruz, a camisa ensangüentada do Pe. Prada .Até hoje, o assassino continua foragido, portanto impune.


terça-feira, 19 de abril de 2011

Semana Santa

Passamos pela quaresma refletindo e pensando em como estamos vivendo nossa vida, e agora estamos na semana santa, a celebração mais importante da Igreja Católica.








Para dar início a semana+ o Domingo de Ramos: ele é a recordação da entrada de Jesus em Jerusalém, onde mais tarde Ele seria crucificado...Mas voltando a celebração, Jesus é recebido pela multidão com gritos, salves e todos com ramos nas mãos, a multidão saldava Jesus dizendo: "hosana ao filho de Davi", "Salve o rei dos judeus" e isso acabou intrigando os mestres da lei. E Jesus entra na cidade montado num jumento.
A celebração é realizada em todas as paróquias, igrejas....onde os fiéis levam seus ramos para serem benzidos pelo sacerdote, e assim eles o levarem para suas casas e lá eles próprios poderão abençoar seus lares. Na celebração também é feita a lembrança da morte de Jesus, por meio da proclamação do evangelho que narra a passagem tão dolorosa da condenação de Jesus.

A quinta-feira santa: é a celebração que lembra as últimas horas de Jesus, onde Ele ao se reunir com seus dicípulos faz a instituição da eucarístia que depois vem a ser o nosso maior  alimento. E nesse dia também que faz-se o Lava-pés, onde o sacerdote refaz a cena que o próprio Jesus fez, que foi lavar os pés dos dicípulos e ensinar-lhes que nós devemos ser humildes com nossos irmõas.

A sexta-feira santa: nesse dia a igreja se coloca em oração constante, pois é a memória de Jesus crucificado que nos vêm a mente. Nesse dia costuma-se refazer a via dolorosa ou via sacra, que conta as estações por onde Jesus passou até sua morte no calvário. Não têm missa e nem celebração festiva, mas sim o beijo ou adoração a santa cruz, onde Jesus se mostra como  o nosso Salvador, que remiu todos os nossos pecados.

Sábado de Aleluía: como o nome ja diz é o dia da Aleluía, onde ficamos na vigília a espera do Cristo Ressucitado e damos glória a Deus por mais essa prova de seu amor por nós.A celebração é longa, pois faz-se a bênção do fogo e da água, e também a liturgia é cheia de leituras tanto do antigo testamento, quanto do novo. 

Domingo de Páscoa: o dia da Ressureição, da vida nova.