Powered By Blogger

terça-feira, 19 de abril de 2011

Semana Santa

Passamos pela quaresma refletindo e pensando em como estamos vivendo nossa vida, e agora estamos na semana santa, a celebração mais importante da Igreja Católica.








Para dar início a semana+ o Domingo de Ramos: ele é a recordação da entrada de Jesus em Jerusalém, onde mais tarde Ele seria crucificado...Mas voltando a celebração, Jesus é recebido pela multidão com gritos, salves e todos com ramos nas mãos, a multidão saldava Jesus dizendo: "hosana ao filho de Davi", "Salve o rei dos judeus" e isso acabou intrigando os mestres da lei. E Jesus entra na cidade montado num jumento.
A celebração é realizada em todas as paróquias, igrejas....onde os fiéis levam seus ramos para serem benzidos pelo sacerdote, e assim eles o levarem para suas casas e lá eles próprios poderão abençoar seus lares. Na celebração também é feita a lembrança da morte de Jesus, por meio da proclamação do evangelho que narra a passagem tão dolorosa da condenação de Jesus.

A quinta-feira santa: é a celebração que lembra as últimas horas de Jesus, onde Ele ao se reunir com seus dicípulos faz a instituição da eucarístia que depois vem a ser o nosso maior  alimento. E nesse dia também que faz-se o Lava-pés, onde o sacerdote refaz a cena que o próprio Jesus fez, que foi lavar os pés dos dicípulos e ensinar-lhes que nós devemos ser humildes com nossos irmõas.

A sexta-feira santa: nesse dia a igreja se coloca em oração constante, pois é a memória de Jesus crucificado que nos vêm a mente. Nesse dia costuma-se refazer a via dolorosa ou via sacra, que conta as estações por onde Jesus passou até sua morte no calvário. Não têm missa e nem celebração festiva, mas sim o beijo ou adoração a santa cruz, onde Jesus se mostra como  o nosso Salvador, que remiu todos os nossos pecados.

Sábado de Aleluía: como o nome ja diz é o dia da Aleluía, onde ficamos na vigília a espera do Cristo Ressucitado e damos glória a Deus por mais essa prova de seu amor por nós.A celebração é longa, pois faz-se a bênção do fogo e da água, e também a liturgia é cheia de leituras tanto do antigo testamento, quanto do novo. 

Domingo de Páscoa: o dia da Ressureição, da vida nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário