No meu blog você encontrará notícias, temas, vídeos interessantes, música e tudo o mais relacionado ao mundo cristão e á minha comunidade.O blog da Bia é o lugar onde a juventude católica pode falar.
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
AS ATITUDES E OS GESTOS LITÚRGICOS.
Os gestos dentro da Liturgia permitem aos fiéis participarem das realidades divinas de forma plena, ativa e comunitária (cf SC 21) . É necessário e dever dos pastores da Igreja vigiarem para que os fiéis participem da celebração do sagrado com conhecimento de causa, ativa e frutuosamente . Para isso é preciso que os fiéis sejam instruídos a sintonizarem a sua mente com as palavras que pronunciam e assim, participarem das sagradas ações com toda gestualidade e atitudes que envolva corpo, mente e alma (cf. SC 11, 14, 19, 30, 48) .
Os gestos e posições que o corpo deve admitir dentro das ações sagradas, é sinal da comunidade e da unidade da assembléia e exprimem e favorecem a atitude interior. Para se obter a uniformidade nos gestos e posições deve-se obedecer as normas práticas que são orientadas pela Igreja, conforme seus documentos e rúbricas .
O corpo do homem também ora diante de Deus. O gesto enriquece e enobrece o pensamento e a emoção interior vivida pelo homem. A adoração em espírito, para ser uma adoração em verdade 00 4,24), deve ser também corporal (Rm 12,1). A encarnação do Verbo não é um assumir, unicamente, de um espírito humano, mas de uma carne, feita de corporeidade . Cristo teve atitudes e gestos que expressavam a sua oração ao Pai.
Os gestos e atitudes prescritas não devem ser uma simples execução de uma rubrica, se antes não forem um estado de alma, uma profunda e autêntica exteriorização de realidades interiores. Repetir ritos pode produzir o desgaste dos sinais sagrados, uma perda de consciência dos seus significados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário