A variedade das vestes ou paramentos litúrgicos serve para manifestara diversidade dos ministérios (indicações hierárquicas) exercidos na Liturgia . As vestes quer nos dar o sentido de revestir-se de Cristo, de sua autoridade, dos seu serviço. O cristão procura imitar o Cristo, seu divino modelo.
Vestes, paramentos ou hábitos vêm do termo latino habitus e designam as disposições morais da pessoa e a sua atitude exterior. A veste é sinal primeiro para quem a porta.
Quanto à forma das vestes litúrgicas ficam à determinação das Conferências Episcopais frente à Santa Sé de adaptar conforme necessidades e costumes regionais:
A CNBB aprovou (1971) a substituição do conjunto alva e casula por túnica ampla, de cor neutra, com estola do tempo ou festa litúrgica . A beleza e a nobreza das vestes decorra do tecido e da forma; se houver ornatos, sejam figuras ou símbolos que indiquem o uso sagrado. As cores devem visar manifestar o caráter dos mistérios celebrados, conforme desenrolar do ano litúrgico.
VESTES COMUNS.
São aquelas que todos os ministros, de qualquer grau, usam:
ESTOLA:
a) Tem suas raízes no Sagrado (cobrir-se quando estiver em presença do totalmente Outro) .
b) É o Talit dos hebreus .
c) Bispos e sacerdotes levam-na em torno do pescoço, pendendo diante do peito; o diácono usa a tiracolo sobre o ombro esquerdo, prendendo ao lado direito.
d) Simboliza a imortalidade da alma e é sinal do serviço e poder sacerdotal.
e) Era carregada ao pescoço com mais de uma volta, associada ao grau da hierarquia Breco - romana. Só após o séc::. IX recebe o nome de estola (antes era orarium = boca ,para proteger da saliva e do suor as sagradas espécies.)
VESTE DOS ACÓLITOS (OPCIONAIS).
TÚNICA: Cor branca ou vermelha.
COTA: Vestimenta branca colocada sobre a túnica.
COLARINHO: Colocado no pescoço dentro da túnica.
FAIXA VERMELHA: Colocada sobre a cota. Usada em celebrações festivas. Quando
a cor litúrgica for preta ou roxa não usa.
Obs : O uniforme para vestir as indumentárias litúrgicas, deve ser: camisa social de manga comprida branca, calça social preta ou azul- marinho, sapato social preto.
BATINA:
a) Diferenciada da túnica por ser um pouco mais comprida (até os tornozelos) .
b) Cor preta para o sacerdote, branca para monges dominicanos e cistercienses , parda para carmelitas e franciscanos , roxa para bispos e vermelha para cardeais.
ENTRE OUTRAS VESTES.
Nenhum comentário:
Postar um comentário