Powered By Blogger

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Papa se diz preocupado com avanço de igrejas pentecostais

 

O papa Bento XVI disse nesta sexta-feira que as igrejas cristãs históricas estão “perplexas” e preocupadas com o avanço das igrejas pentecostais, e convidou os protestantes a trabalhar junto com os católicos para testemunhar a fé em um mundo secularizado.
Joseph Ratzinger fez esta declaração em um encontro com os representantes do Conselho da Igreja Evangélica Alemã (EKD) em Erfurt, cidade onde Martinho Lutero (1483-1546) foi ordenado sacerdote católico em 1507, antes de liderar a reforma protestante, em 1521.
Esta viagem do Papa à sua Alemanha natal tem um caráter ecumênico. Foi por vontade de Bento XVI que o encontro aconteceu no antigo convento onde Lutero estudou. De acordo com o Papa, a única paixão e o centro da vida de Lutero foi Deus.
Nesta sexta-feira o Papa defendeu que o mais necessário para o ecumenismo é não perder as grandes coisas que têm em comum.
“A coisa mais importante para o ecumenismo é que, pressionados pela secularização, não percamos as grandes coisas que temos em comum, aquelas que nos fazem cristãos e que temos como dom e tarefa”, afirmou.
“Foi um erro ter visto majoritariamente aquilo que nos separa e não ter percebido de forma essencial o que temos em comum nas grandes pautas da Sagrada Escritura e nas profissões de fé do cristianismo antigo”, acrescentou.
O Papa defendeu que os cristãos reconheçam a comunhão como um fundamento imperecível. “Infelizmente, o risco de perdê-la é real. Nos últimos tempos, a geografia do cristianismo mudou profundamente e continua mudando”.
O Papa Ratzinger afirmou que este fenômeno mundial de mudança traz um cristianismo com pouca densidade institucional, pouca bagagem racional e pouca estabilidade. Por isso, ele defende a obrigação de questionar o que permanece válido e o que pode ser mudado na opção pela fé.
Após o encontro, Bento XVI e os líderes religiosos protestantes farão uma celebração ecumênica, quando um bispo evangélico lerá o salmo 164 na tradução feita por Lutero, na qual expressa a vocação cristã comum para louvar a Deus.
O Papa fará uma oração para a unidade dos cristãos, e o presidente do Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos, cardeal Kurt Koch, fará uma prece sacerdotal e recitará a oração do pai-nosso.
Fonte: EFE

terça-feira, 23 de agosto de 2011

1ª Aniversário da Diocese de Salgueiro

Diocese Salgueiro festeja primeiro aniversário com apresentação de Pe. Zezinho

Para comemorar o primeiro aniversário de fundação, a Diocese Salgueiro realiza no dia 16 de outubro um dia inteiro de celebrações, culminando com grande apresentação de Padre Zezinho no início da noite na antiga Estação Ferroviária. Considerado um dos maiores fenômenos da música cristã no mundo, Pe. Zezinho lota suas apresentações por onde passa. Ordenado padre aos 25 anos, em 1966 nos Estados Unidos, também utiliza o teatro e a literatura para evangelizar as pessoas. Ficou conhecido no meio musical católico com canções como Um Certo Galileu, Maria de Nazaré, Amar como Jesus Amou, Utopia e Maria da Minha Infância.
As comemorações pelo primeiro aniversário da Diocese Salgueiro vão ocorrer durante todo o turno da manhã do dia 16 com várias atividades no Ginásio Poliesportivo Francisco Torres, as margens da BR-232, próximo ao bairro Cohab. No local será comemorado o Dia Nacional dos Jovens com participação de Pe. Zezinho levando uma mensagem para a juventude e realizando show. Na sequência acontecerá o arrastão da juventude com trio elétrico saindo da Nocarvel Fiat, no final da Rua João Veras de Siqueira. O evento terá participação da Comunidade Boa Nova de Recife.
Os ingressos para o show de Pe. Zezinho na antiga Estação Ferroviária e no Ginásio Poliesportivo estão sendo vendidos na Diocese Salgueiro e paróquias pelo preço de R$ 10,00 para ficar na área popular e R$ 15,00 no setor VIP.
Por Chico Gomes

PROGRAMAÇÃO 
GINÁSIO POLIESPORTIVO 

     08h às 14h - Dia Nacional da Juventude

     08h - Acolhida dos Jovens
     09h - Missa de Ação de Graças com todos os padres da Diocese
10:30h - Mensagem para a juventude com Pe. Zezinho
     13h - Show para a juventude 
     15h - Arrastão da juventude com trio elético
             Saída em frente a Nocavel (FIAT)



PROGRAMAÇÃO 
ESTAÇÃO DO FORRÓ

 
     16h - Show Católico com grupos locais
              (animação e acolhida às caravanas de todas às cidades da Diocese)
     17h - Show Católico com o Comunidades Boa de Recife 
     18h - Celebração das luzes - Momento orante 
18:30h - Grande Show com Pe. Zezinho 


    Participe!
    Momento de Evangelização, Fé e adoração.





Dom Magnus na JMJ Madri

Bispo Dom Magnus Henrique participa da Jornada Mundial da Juventude

O bispo da Diocese Salgueiro, Dom Frei Magnus Henrique, membro da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap) participou na semana passada da 26ª Jornada Mundial da Juventude (JMS).
Realizada na cidade de Madri, capital da Espanha, de terça-feira (16) até este domingo (21), esta edição do evento foi uma das mais polêmicas dos últimos anos, com alguns protestos contra o Papa Bento XVI, um deles realizado por homossexuais de toda a Espanha.
Dom Magnus integrou a jornada ao lado de 70 bispos de todo o Brasil. Eles assistiram no dia 16 a celebração de Santa Missa, às 20h, presidida na Praça de Cibeles pelo arcebispo de Madri, Antonio María Rouco, sendo celebrada pelos bispos e sacerdotes presentes no encontro. Assistiram a missa em torno de 14 mil jovens brasileiros, entre eles muitos salgueirenses, que vibraram quando ouviram o anúncio que a próxima Jornada Mundial da Juventude vai acontecer no Rio de Janeiro em 2013.
De acordo com a secretária do Bispado e da Cúria Diocesana de Salgueiro, Suzy Rocha, depois de participar da JMJ, Dom Magnus seguiu viagem para Roma com objetivo de fazer parte do Curso para os Novos Bispos, realizado todos os anos pelo Vaticano visando à formação dos epíscopos recém-ordenados na Igreja Católica.
Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes

terça-feira, 16 de agosto de 2011

JMJ - Jornada mundial da Juventude

Hoje começa oficialmente a JMJ Madri 2011, toda a igreja estará unida envolta dos milhares de jovens que estarão rezando e discutindo novas formas para que a Igreja veja e pense melhor em seus jovens.
Mas o que é a JMJ? Bom é o que veremos a seguir...

O que é a Jornada Mundial da Juventude?

 
A Jornada Mundial da Juventude é a semana de eventos da Igreja Católica para os jovens e com os jovens. Ela reúne milhares de jovens do mundo todo para celebrar e aprender sobre a fé católica e para construir pontes de amizade e esperança entre continentes, povos e culturas.
Inspirado por grandes encontros de jovens do mundo em eventos especiais ocorridos no Domingo de Ramos em Roma em 1983 e 1984, o Papa João Paulo II estabeleceu a Jornada Mundial da Juventude como um evento anual e um meio para alcançar a nova geração de católicos e propagar os ensinamentos da Igreja.

A Jornada Mundial da Juventude é uma festa da alegria. O entusiasmo e o caráter juvenil se manifestam na JMJ por meio da dança, da música e das diversas manifestações artísticas pelas ruas e nos lugares dos encontros, sejam espontâneas ou organizadas: é uma festa da coexistência pacífica de muitas nações. A JMJ é uma festa da união acima das barreiras do idioma e da cultura, e, por isso, uma expressão da certeza de que Deus trará para a humanidade uma nova época, da justiça e da paz.

“A Jornada Mundial da Juventude é um grande encontro de jovens de todo o mundo em torno ao Vigário de Cristo. É um meio evangelizador a mais da Igreja, que por meio dessas Jornadas continua anunciando a mensagem de Cristo aos jovens. A JMJ é um empenho evangelizador em que a Igreja manifesta sua constante solicitude pela juventude. Todos os jovens devem sentir-se atendidos pela Igreja, para isso, toda a Igreja, em união com o Sucessor de Pedro, deve sentir-se cada vez mais comprometida em nível mundial, a favor da juventude (...) para corresponder a suas expectativas, comunicando-lhes a certeza de Cristo, a verdade que é Cristo, o amor que é Cristo, mediante uma formação adequada, que é uma forma necessária e atualizada de evangelização” (João Paulo II, discurso ao Colégio Cardinalício, 20 de dezembro de 1985).
Agora que você sabe o que é a JMJ reze conosco para que esta jornada traga jovens novos e "sarados" em Jesus Cristo.
Há ja ia me esquecendo o Brasil está na corrida para sediar a jornada em 2012, vamos torcer muito para que o Santo Padre Bento XVI nos escolha. 

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Mês das Vocações

Ainda falando em vocação, confira o vídeo abaixo da Banda Dom, a música chama-se O céu em Você, e fala sobre sua vocação e o quanto Jesus nos espera e nos chama para segui-lo.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

MÊS DE AGOSTO, MÊS DAS VOCAÇÕES

Estamos no mês de agosto, um mês muito rico para a nossa vida em geral. É rico para a nossa vida familiar porque comemoramos o Dia dos Pais e temos a Semana da Família. É rico para a vida eclesial, pois temos grandes solenidades como a Transfiguração do Senhor, a Assunção de Nossa Senhora e Nossa Senhora Rainha. Celebramos grandes nomes da Igreja como Santo Afonso, fundador dos Missionários Redentoristas que cuidam da nossa Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida, São Lourenço, padroeiro dos diáconos, Santa Clara, tão querida do nosso povo, Santa Rosa de Lima, padroeira da América Latina e que nos recorda a missão continental, o martírio de São João Batista, Santa Mônica, mãe de Santo Agostinho, a quem recordamos pelo amor ao seu filho e suas lágrimas pela sua conversão.
Recordo, ainda, o grande São João Maria Vianney, o Cura d’Ars. Ele é o padroeiro dos nossos padres e sua memória é a grande motivação para que o mês de agosto seja o mês Vocacional.

Neste mês, pensamos na vocação dos leigos e leigas,  chamados a servir ao Reino de Deus através da sua índole secular, ou seja, sendo fermento na massa, sal da terra e luz do mundo em todos os ambientes em que vivem, ou seja, ambiente familiar, escolar, social, profissional, eclesial, no lazer, etc. Pelo testemunho dos leigos e leigas, muitas pessoas são motivadas a crer  em Jesus Cristo, que nos leva à conversão e à  participação  na comunidade eclesial e na ação evangelizadora da Igreja,  como discípulos e missionários.

Refletimos também sobre a vocação religiosa, a vocação daquelas pessoas que procuram seguir Jesus e à Igreja pela vivência dos conselhos evangélicos: obediência, pobreza e castidade,  na vida comunitária e no serviço a Deus e aos irmãos e irmãs, através da missão específica da ordem ou da congregação religiosa.

Gostaria de pedir a sua atenção  para a vocação sacerdotal. Todos nós sabemos da necessidade e da falta que temos de padres no nosso país, não apenas nas áreas missionárias mais distantes da nossa pátria, mas também,  nas grandes cidades que crescem assustadoramente e o número de padres não acompanha este crescimento, com graves consequências para o povo de Deus, como a dificuldade para a participação na vida da Igreja, em especial nos sacramentos, a falta de acompanhamento espiritual e a pouca presença da Igreja nas grandes e graves questões que marcam a nossa época. Precisamos rezar, e rezar muito, para que tenhamos mais padres, e também para que os nossos padres sejam cada vez mais santos, fiéis a Jesus  Cristo que os chama,  e à missão que lhes é confiada.

Que pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, nossa Mãe e Padroeira, imploremos ao seu divino Filho muitas vocações para a Igreja  e, principalmente, muitos padres santos e preparados, para que o Evangelho seja anunciado, as pessoas se convertam, o mal seja vencido e o Reino de Deus cresça  no coração e no meio dos homens.
(Fonte: http://cnbb.org.br/site/ )Visite o site da CNBB lá sempre tem estudos, artigos e formações preciosas para nossa vida como servidores da igreja.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Santuário Oásis de Graça

Santuário Paroquial da Mãe Rainha-Terço dos Homens é um lugar abençoado onde a paz reina, é incrível como agente consegue sentir uma calma imensa assim que se entra naquele lugar, e no próximo dia 09 de Agosto o santuário receberá um morador ilustre, pois onde está a Mãe também está o filho.
Será a entronização do santissimo sacramento, o Corpo de Jesus habitará ao lado da mãe.
A celebração da Santa Missa será presidida pelo nosso bispo diocesano Dom Frei Magnus, apartir das 19:00 horas.Concerteza a emoção tomará conta de todos que fazem parte daquela comunidade e principalmente de todos que com muito esforço e oração dedicaram suas vidas para a construção do santuário Oásis de Graça.
"Oásis de Graça"....não poderiam ter escolhido melhor nome para um lugar tão abençoado como aquele.

Ass: Erbiane Karen, uma serva muito feliz da Mãe Rainha e do seu Filho, o Salvador, Jesus.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Nova coordenação

RCC Pernambuco tem nova coordenação

Foi eleito no último final de semana o novo presidente do Conselho Estadual da RCC Pernambuco. Sucedendo Harriet Farias, agora ocupa o cargo Pedro Coutinho de Farias, coordenador diocesano da RCC de Nazaré/PE.
Participante ativo da RCC há cerca de 25 anos, ele também é pregador e esteve à frente do Ministério para as Famílias em seu estado. Coutinho é casado, tem duas filhas e uma neta e reside no município de São Vicente Ferrer.
Como coordenador estadual de Pernambuco, Coutinho também passará a fazer parte do Conselho Nacional da RCCBRASIL.



Fonte: portal da RCC Brasil

D.Manoel dos Reis de Farias-O novo Bispo de Petrolina

PERFIL BIOGRÁFICO DE D. MANOEL DOS REIS DE FARIAS
 Por Pe. Francisco José

Diocese é uma comunidade de fiéis unidos na fé, nos sacramentos e a um bispo sucessor dos Apóstolos. A diocese de Petrolina, criada em 1923, se prepara para receber o seu 7° bispo, D. Manoel  dos Reis de Farias. O novo pastor de Petrolina nasceu em Serra Verde, município de Orobó, Pernambuco, em 23 de abril de 1946. Seus pais eram  Severino Francisco Alves  e Josefa, esta falecida quando ele era ainda criança. Viúvo,  o pai contraiu um novo matrimônio e confiou os três filhos a avó Dona Benvenuta. Manoel cresceu seguindo a profissão dos pais, agricultor. Na escola logo ganhou destaque entre os colegas. Aos 12 anos sentiu-se animado a abraçar a vocação sacerdotal, sob o incentivo da professora de religião, Judite, e por um sobrinho da mesma. Um momento determinante na sua história vocacional foi o convite realizado por um padre, através de um programa de rádio, ao sacerdócio. No programa radiofônico o padre falava sobre a escassez de operários para a Messe do Senhor. O jovem, Manoel, cursou o primeiro e segundo graus no Colégio Pio XII dos Irmãos Maristas, em Surubim, Pernambuco e aos 17 anos, tinha claro no coração o chamado por Deus ao sacerdócio e logo entrou no seminário. Os estudos filosóficos aconteceram no Instituto Estrela Missionária em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, e a Teologia na Escola Teológica do Mosteiro de São Bento em Olinda, Pernambuco. Sua ordenação diaconal aconteceu em 06 de janeiro de 1982 e, exatamente um ano depois,  recebeu o presbiterato em Nazaré da Mata, Pernambuco. É também formado em Direito Canônico, pelo Instituto Superior do Rio de Janeiro, instituição filiada à Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Grande parte de sua história de serviços à Igreja aconteceu em Pernambuco, pois exerceu os cargos de: reitor da Casa de Formação dos Seminaristas da Diocese de Nazaré (1985-1986), Vice-Reitor do Seminário Arquidiocesano de Olinda e Recife (1987), pároco de São Sebastião, em Machados (1988-1990), Pároco do Divino Espírito Santo em Paudalho, Diretor Espiritual dos seminaristas maiores da Diocese de Nazaré (1990 até novembro de 2001) e de membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores da Diocese de Nazaré. Em 08 de agosto de 2001 o Papa João Paulo II convocou-o para o episcopado, nomeando-o bispo de Patos, na Paraíba. Lá ele substituiu o bispo D. Gerardo Andrade Ponte, o quinto bispo de Petrolina. A sagração episcopal de D. Manoel aconteceu na catedral de Nazaré da Mata aos 10 de novembro de 2001. A sagração foi presidida por D. Jorge Tobias de Freitas. A posse do novo bispo de Patos ocorreu no estádio Municipal José Cavalcante em primeiro de dezembro de 2001. Em solenidade grandiosa D. Manoel recebeu o governo da diocese de D. Gerardo Andrade Ponte. Em Patos, D. Manoel, conquistou o povo paraibano com o seu jeito simples e amigo de ser. Diariamente entra em contacto com os diocesanos através do programa semanal Palavra de Fé, transmitido semanalmente pela rádio Espinhara AM e FM, esta última conquistada durante o seu episcopado. Preocupado com o consumo alto consumo de drogas, por jovens da região, incentivou a instalação de uma Fazenda Esperança no território de sua diocese. Para isto contou com o apoio do governo paraibano e dos fundadores da instituição: Frei Hans Stapel e Nelson Rosendo. A formação dos sacerdotes também marcou a sua ação episcopal, tendo ordenado mais de quinze jovens, durante o seu episcopado. O aumento do número de padres possibilitou a criação de mais de 15 paróquias. Além de padres o bispo ordenou também diáconos permanentes. Em 18 de maio de 2003 Dom Manoel abençoou a pedra fundamental do Santuário de N. sra. do Perpétuo Socorro em Patos. O empreendimento é uma iniciativa do Pe. Jair Jacó Tomasella e pretende ser o maior santuário do Nordeste. Tantas outras realizações marcaram a presença de D. Manoel em Patos. Em 2009 presidiu as celebrações do cinqüentenário da diocese de Patos. Dez anos após a nomeação episcopal,  o Senhor chama D. Manoel a uma nova missão, ser bispo da feliz Petrolina.  A partir de agora a comunidade católica petrolinense inicia um período de preparação para, a primeiro de outubro, receber de braços abertos o seu novo Pastor. A escolha de um novo bispo para Petrolina acontece no ano em que se celebra o octogésimo ano de falecimento do seu primeiro bispo, D. Antônio Maria Malan. 

 BIBLIOGRAFIA

- LUCENA, Damião. D. Manuel dos Reis de Farias. In Diocese em Revista. Revista comemorativa do cinqüentenário da Diocese de Patos. Patos, 2009               
- Notícias colhidas em sites da região de Patos

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Dom Paulo deixa a Diocese de Petrolina

Dom Frei Paulo Cardoso deixa Diocese de Petrolina depois de 27 anos

Depois de 27 anos, Dom Frei Paulo Cardoso anunciou no início da manhã de hoje (27) a sua saída da Diocese de Petrolina.
O anúncio já era de conhecimento do Bispo há cerca de três semanas, mas foi mantido em segredo pontifício. Dom Paulo divulgou a novidade no final de uma missa solene na Catedral, onde participaram representantes de todo o clero da Diocese.
O novo bispo de Petrolina nomeado pelo Papa Bento XVI hoje em Roma é Dom Manoel dos Reis Farias, que vem de Patos, na Paraíba.
Dom Manoel, que também participou da celebração na catedral, por telefone, disse estar honrado em assumir este novo desafio.
Muitos fiéis se emocionaram com o anúncio da saída de Dom Paulo e apaludiram de pé o líder religioso, que também se emocionou ao receber o carinho dos católicos.“ Apesar de saber com antecedência da decisão, essa noite eu não dormi direito, pois hoje ia divulgar a toda comunidade a minha saída da frente da Diocese de Petrolina depois de 27 anos. Fica muita saudade. Deus abençõe muito este povo”, afirmou.
Abaixo as fotos da celebração realizada na catedral de Petrolina
(Fonte: blog do Carlos Britto)
´Deixo aqui meu agradecimento em nome de todos os salgueirenses por tantos anos sendo pastoriados por Dom Frei Paulo, ele fez muito por nossa cidade e pelas vocações que sempre foi sua maior felicidade.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Santuário da Mãe

Olá gente, nesses ultimos meses venho me apegando a uma obra muito necessária, essa obra é a construção do galpão no Santuário Paroquial da Mãe Rainha-Terço dos Homens(Salgueiro-Pe). Durante a semana eu estou lá de domingo a domingo, servindo, me fortificando e louvando o Senhor Jesus.
O próprio Santuário da Mãe foi fruto de desejos e oraçãoes de homens simples que queriam homenagiar a Mãe do Salvador. E agora precisam de um espaço maior para realizar os diversos encontros e atividades que graças a Deus só vem aumentando na comunidade.
Vou deixar para todos nós o calendário de atividades, para que você possa participar e fazer a experiência de estar num Oásis de Graças.
Atividades do santuário paroquial do Terço dos Homens da Mãe Rainha “Oásis de Graça”


SEGUNDA-FEIRA
Reunião dos membros do grupo de oração ás 19:00 horas.
TERÇA-FEIRA
Grupo de oração Terço dos Homens ás 20:00 horas.
QUARTA-FEIRA
Louvor do grupo de oração Imaculada Conceição R.C.C ás 19:00 horas.
QUINTA-FEIRA
Reunião dos membros da R.C.C ás 19:30 horas
SEXTA-FEIRA
Reunião das mulheres do Apostolado da Mãe Rainha ás 19:00 horas


Obs:todo segundo sábado de cada mês santa missa (horário a combinar)
Todo dia 18 de cada mês Celebração da Aliança de amor ás 19:30

 >Espero que Deus toque o seu coração e faça com que você sinta a vontade de ajudar essa obra, da sua maneira.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Quem canta reza duas Vezes!

Nesse sábado dia 23 de julho, é dia de Louvor na comunidade do Planalto aqui em Salgueiro-Pe, e será também a primeira missão do Ministério de música "!Mais que Amigos".Um ministério formado por jovens dos grupos de orações da nossa cidade.
Vai ser concerteza um momento de grandes alegrias e contamos com sua presença.
  .                 ...eu quero ser de Deus, eu quero ser de Deus, eu quero Viver esse Amor....

Dica! Um bom livro para ser um bom Católico.

Olá estou lendo o livro Por que sou Católico? do Prof. Felipe Aquino, e fico feliz em poder indica-lo para vocês.
Esse livro responde a muitas perguntas que nos são feitas por pessoas que não são católicos, e também responde á questões que nós mesmos nos fazemos muitas vezes.Nós cristãos católicos temos o dever de estudar sobre a nossa Igreja, saber de sua história que é riquíssima, e esse livro mostra resumidamente, pois são muitos anos, 2000 anos de história, por isso ele é recomendado para crismandos, estudantes e para toda a igreja, pois nossa igreja muitas vezes é injustiçada e é nosso dever e obrigação defende-la.
"....No meio desse mercado de seitas e religiões que cresce a cada dia, muitos nos perguntam: Por que eu devo ser católico:E, como muitos católicos infelizmente não sabem justificar as razões de sua fé são facilmente enganados...." Esse é um trecho do livro espero que todos nós possamos aprender muito com ele.
Por que sou católico? Um livro para ser estudado, e está sendo por mim.

ass: Erbiane Karen.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Trezena de Santo Antonio

Estamos em junho o mês das festas, santos e muita crença popular. Aqui na nossa cidade não poderia ser diferente, nós temos como padroeiro Santo Antonio e como em todos os anos a comunidade celebra seu padroeiro com muita festa e claro devoção.
Foram 14 dias de celebrações, ja que neste ano começaram as festividades no dia 31 de Maio com a coroação de Nossa Senhora, a partir daí entrou em cena a vida e obra  do Santo casamenteiro.Todas as noites um tema diferente, atrações culturais e comidas típicas, mas o tema principal foi: "pelas obras a fé se esclarece e pela fé as obras se confirmam" escolhido pelos membros das pastorais.
Parabéns a paróquia, a Diocese e principalmente a todos os fiés que fizeram da festa desse ano ser especial.
Até o próximo ano Santo Antonio! 

sábado, 28 de maio de 2011

Arte Divina_Ministério de Artes

No dia 26 de novembro de 2005 nasceu o grupo de Teatro e Dança Arte Divina, um grupo inicialmente formado por jovens do Coral do Santuário NªSra do Perpétuo Socorro e que tinha o costume de criar coreografias, encenações evangélicas e danças litúrgicas.
Após um tempo apareceu a vontade de criar um grupo com uma identidade própria, depois veio o desafio de um nome que representasse o que o grupo queria fazer, até que apareceu o nome Arte Divina, ja que nós usava-mos da arte para evangelizar.
Os anos se passaram e com eles vieram outros carismas, desejos e dons, o nosso grupo viu-se obrigado a mudar seu nome para Arte Divina ministério de Artes, ja que nós dançamos, fazemos peças teatrais e agora cantamos e tocamos com um minístério de música.
No ano de 2008 o nosso ministério alcançou uma vizibilidade muito grande com o lançamento do espetáculo A Chance, fruto de muito suor, trabalho e oração.E em agosto de 2008 apresentamos o espetáculo no Talismã Club, para um público de 500 pessoas.
Hoje estamos nos reunindo e realizando missões para a nossa comunidade, paróquia e agora diocese com um grupo comandado por Corrinha Anjos, ela que com a ajuda incondicional de Acácio nosso fundador, consegue nos levar a realizar tantas coisas importantes, sem jamais esquecer que tudo isso é por um único motivo "SERVIR AO SENHOR JESUS".








segunda-feira, 9 de maio de 2011

Nossa Senhora de Fátima - dia 13 de Maio, a aparição que deu origem a oração do santo terço aos sábados

A 13 de Maio de 1917, três crianças apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, freguesia de Fátima, concelho de Vila Nova de Ourém, hoje diocese de Leiria-Fátima. Chamavam-se Lúcia de Jesus, de 10 anos, e Francisco e Jacinta Marto, seus primos, de 9 e 7 anos.
Por volta do meio dia, depois de rezarem o terço, como habitualmente faziam, entretinham-se a construir uma pequena casa de pedras soltas, no local onde hoje se encontra a Basílica. De repente, viram uma luz brilhante; julgando ser um relâmpago, decidiram ir-se embora, mas, logo abaixo, outro clarão iluminou o espaço, e viram em cima de uma pequena azinheira (onde agora se encontra a Capelinha das Aparições), uma "Senhora mais brilhante que o sol", de cujas mãos pendia um terço branco.
A Senhora disse aos três pastorinhos que era necessário rezar muito e convidou-os a voltarem à Cova da Iria durante mais cinco meses consecutivos, no dia 13 e àquela hora.
As crianças assim fizeram, e nos dias 13 de Junho, Julho, Setembro e Outubro, a Senhora voltou a aparecer-lhes e a falar-lhes, na Cova da Iria. A 19 de Agosto, a aparição deu-se no sítio dos Valinhos, a uns 500 metros do lugar de Aljustrel, porque, no dia 13, as crianças tinham sido levadas pelo Administrador do Concelho, para Vila Nova de Ourém.
Na última aparição, a 13 de Outubro, estando presentes cerca de 70.000 pessoas, a Senhora disse-lhes que era a "Senhora do Rosário" e que fizessem ali uma capela em Sua honra. Depois da aparição, todos os presentes observaram o milagre prometido às três crianças em Julho e Setembro: o sol, assemelhando-se a um disco de prata, podia fitar-se sem dificuldade e girava sobre si mesmo como uma roda de fogo, parecendo precipitar-se na terra.
Posteriormente, sendo Lúcia religiosa de Santa Doroteia, Nossa Senhora apareceu-lhe novamente em Espanha (10 de Dezembro de 1925 e 15 de Fevereiro de 1926, no Convento de Pontevedra, e na noite de 13/14 de Junho de 1929, no Convento de Tuy), pedindo a devoção dos cinco primeiros sábados (rezar o terço, meditar nos mistérios do Rosário, confessar-se e receber a Sagrada Comunhão, em reparação dos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria) e a Consagração da Rússia ao mesmo Imaculado Coração. Este pedido já Nossa Senhora o anunciara em 13 de Julho de 1917, na parte já revelada do chamado "Segredo de Fátima".
Anos mais tarde, a Ir. Lúcia conta ainda que, entre Abril e Outubro de 1916, tinha aparecido um Anjo aos três videntes, por três vezes, duas na Loca do Cabeço e outra junto ao poço do quintal da casa de Lúcia, convidando-os à oração e penitência.
Desde 1917, não mais cessaram de ir à Cova da Iria milhares e milhares de peregrinos de todo o mundo, primeiro nos dias 13 de cada mês, depois nos meses de férias de Verão e Inverno, e agora cada vez mais nos fins de semana e no dia-a-dia, num montante anual de quatro milhões.
fonte: acidigital - o que todo católico deve saber

quinta-feira, 28 de abril de 2011

O Defensor da Comunidade católica de Salgueiro

PADRE JOSÉ MARIA PRADA CSsR
29 DE ABRIL 1991+ - ASSASSINADO


            O Pe. José Maria Prada era missionário redentorista da Província de S. Paulo. Ele nasceu em Portugal, em 1928 e foi ordenado em 1953. Trabalhou em Angola, África, até 1975, quando veio para o Brasil. Morou em Garça – SP, em Exu – PE e depois foi nomeado Pároco de Salgueiro – PE.
            Em Salgueiro, um dia, um senhor muito influente e rico na cidade o procurou, junto com a sua noiva, querendo se casar na Igreja. Ele dizia que morou com uma mulher em outra cidade distante dali, mas sem se casar na Igreja.
            Pe. Prada entrou em contato com a Paróquia daquela cidade e esta lhe mandou a certidão de casamento dele. O padre lhe mostrou e disse que não poderia fazer o casamento.
            O homem, primeiro prometeu dar muito dinheiro para o padre se ele fizesse o casamento, mas este não quis. Então o homem ameaçou e disse que mataria o padre, se ele não fizesse o casamento. Pe. Prada foi inflexível, disse que morreria, mas não faria o casamento.
            Então o homem foi a sua casa, pegou um revólver, veio até a praça da igreja Matriz, hoje Catedral de Santo Antonio e deu cinco tiros no Pe. Prada, que morreu na hora. Eram onze horas do dia 29/04/1991.
            Na Missa de corpo presente, presidida pelo Sr. Bispo da Diocese, que é Petrolina, e concelebrada por todo o clero da diocese, estavam presentes uma enorme multidão. No enterro, levaram, em uma cruz, a camisa ensangüentada do Pe. Prada .Até hoje, o assassino continua foragido, portanto impune.


terça-feira, 19 de abril de 2011

Semana Santa

Passamos pela quaresma refletindo e pensando em como estamos vivendo nossa vida, e agora estamos na semana santa, a celebração mais importante da Igreja Católica.








Para dar início a semana+ o Domingo de Ramos: ele é a recordação da entrada de Jesus em Jerusalém, onde mais tarde Ele seria crucificado...Mas voltando a celebração, Jesus é recebido pela multidão com gritos, salves e todos com ramos nas mãos, a multidão saldava Jesus dizendo: "hosana ao filho de Davi", "Salve o rei dos judeus" e isso acabou intrigando os mestres da lei. E Jesus entra na cidade montado num jumento.
A celebração é realizada em todas as paróquias, igrejas....onde os fiéis levam seus ramos para serem benzidos pelo sacerdote, e assim eles o levarem para suas casas e lá eles próprios poderão abençoar seus lares. Na celebração também é feita a lembrança da morte de Jesus, por meio da proclamação do evangelho que narra a passagem tão dolorosa da condenação de Jesus.

A quinta-feira santa: é a celebração que lembra as últimas horas de Jesus, onde Ele ao se reunir com seus dicípulos faz a instituição da eucarístia que depois vem a ser o nosso maior  alimento. E nesse dia também que faz-se o Lava-pés, onde o sacerdote refaz a cena que o próprio Jesus fez, que foi lavar os pés dos dicípulos e ensinar-lhes que nós devemos ser humildes com nossos irmõas.

A sexta-feira santa: nesse dia a igreja se coloca em oração constante, pois é a memória de Jesus crucificado que nos vêm a mente. Nesse dia costuma-se refazer a via dolorosa ou via sacra, que conta as estações por onde Jesus passou até sua morte no calvário. Não têm missa e nem celebração festiva, mas sim o beijo ou adoração a santa cruz, onde Jesus se mostra como  o nosso Salvador, que remiu todos os nossos pecados.

Sábado de Aleluía: como o nome ja diz é o dia da Aleluía, onde ficamos na vigília a espera do Cristo Ressucitado e damos glória a Deus por mais essa prova de seu amor por nós.A celebração é longa, pois faz-se a bênção do fogo e da água, e também a liturgia é cheia de leituras tanto do antigo testamento, quanto do novo. 

Domingo de Páscoa: o dia da Ressureição, da vida nova.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Conheça o significado da Quaresma

Chama-se Quaresma os 40 dias de jejum e penitência que precedem à festa da Páscoa. Essa preparação existe desde o tempo dos Apóstolos, que limitaram sua duração a 40 dias , em memória do jejum de Jesus Cristo no deserto. Durante esse tempo a Igreja veste seus ministros com paramentos de cor roxa e suprime os cânticos de alegria: O "Glória", o "Aleluia" e o "Te Deum".
Na Quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quarta-feira da Semana Santa, os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Nesse tempo santo, a Igreja católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade.
Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa.
Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo.

Por que a cor roxa?
A cor litúrgica deste tempo é o roxo que simboliza a penitênica e a contrição. Usa-se no tempo da Quaresma e do Advento.

Nesta época do ano, os campos se enfeitam de flores roxas e róseas das quaresmeiras. Antigamente, era costume cobrir também de roxo as imagens nas igrejas. Na nossa cultura, o roxo lembra tristeza e dor. Isto porque na Quaresma celebramos a Paixão de Cristo: na Via-Sacra contemplamos Jesus a caminho do Calvário

Qual o significado destes 40 dias?
Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material. Os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na terra, suas provações e dificuldades. Portanto, a duração da Quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia. Nela, é relatada as passagens dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito, entre outras. Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer.

O Jejum
A igreja propõe o jejum principalmente como forma de sacrifício, mas também como uma maneira de educar-se, de ir percebendo que, o que o ser humano mais necessita é de Deus. Desta forma se justifica as demais abstinências, elas têm a mesma função. Oficialmente, o jejum deve ser feito pelos cristãos batizados, na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa.

Pela lei da igreja, o jejum é obrigatório nesses dois dias para pessoas entre 18 e 60 anos. Porém, podem ser substituídos por outros dias na medida da necessidade individual de cada fiel, e também praticados por crianças e idosos de acordo com suas disponibilidades.
O jejum, assim como todas as penitências, é visto pela igreja como uma forma de educação no sentido de se privar de algo e reverte-lo em serviços de amor, em práticas de caridade. Os sacrifícios, que podem ser escolhidos livremente, por exemplo: um jovem deixa de mascar chicletes por um mês, e o valor que gastaria nos doces é usado para o bem de alguém necessitado.

Qual é a relação entre Campanha da Fraternidade e a Quaresma?
A Campanha da Fraternidade é um instrumento para desenvolver o espírito quaresmal de conversão e renovação interior a partir da realização da ação comunitária, que para os católicos, é a verdadeira penitência que Deus quer em preparação da Páscoa. Ela ajuda na tarefa de colocar em prática a caridade e ajuda ao próximo. É um modo criativo de concretizar o exercício pastoral de conjunto, visando a transformação das injustiças sociais.

Desta forma, a Campanha da Fraternidade é maneira que a Igreja no Brasil celebra a quaresma em preparação à Páscoa. Ela dá ao tempo quaresmal uma dimensão histórica, humana, encarnada e principalmente comprometida com as questões específicas de nosso povo, como atividade essencial ligada à Páscoa do Senhor.

Quais são os rituais e tradições associados com este tempo?
As celebrações têm início no Domingo de Ramos, ele significa a entrada triunfal de Jesus, o começo da semana santa. Os ramos simbolizam a vida do Senhor, ou seja, Domingo de Ramos é entrar na Semana Santa para relembrar aquele momento.
Depois, celebra-se a Ceia do Senhor, realizada na quinta-feira Santa, conhecida também como o lava pés. Ela celebra Jesus criando a eucaristia, a entrega de Jesus e portanto, o resgate dos pecadores.
Depois, vem a missa da Sexta-feira da paixão, também conhecida como Sexta-feira Santa, que celebra a morte do Senhor, às 15h00. Na sexta à noite geralmente é feita uma procissão ou ainda a Via Sacra, que seria a repetição das 14 passagens da vida de Jesus.
No sábado à noite, o Sábado de Aleluia, é celebrada a Vigília Pascal, também conhecida como a Missa do Fogo. Nela o Círio Pascal é acesso, resultando as cinzas. O significado das cinzas é que do pó viemos e para o pó voltaremos, sinal de conversão e de que nada somos sem Deus. Um símbolo da renovação de um ciclo. Os rituais se encerram no Domingo, data da ressurreição de Cristo, com a Missa da Páscoa, que celebra o Cristo vivo.
CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O que é Liturgia?

Liturgia não é apenas uma encenação da vida, paixão, morte e ressurreição de um tal de Jesus de Nazaré. Liturgia não é cerimônia, nem folclore muito menos patrimônio cultural da sociedade.
Sempre iniciamos as nossas celebrações com o sinal-da-cruz, pois na Liturgia o Pai realiza o "mistério de sua vontade" entregando seu Filho bem-amado e seu Espírito para a salvação do mundo e para a glória de seu nome.
No Egito, na antiguidade, Deus passou no meio do povo e libertou-o. Há dois mil anos, Deus se fez homem em Jesus Cristo que pregou definitivamente consigo na cruz todos nossos pecados e nos libertou da morte.
Deus passa no meio de nós pela liturgia. Páscoa significa passagem. Liturgia é Páscoa!
A palavra "liturgia" significa originalmente "obra pública", "serviço da parte do povo e em favor do povo". Na tradição cristã, ele quer significar que o povo de Deus torna parte na "obra de Deus". Pela Liturgia, Cristo, nosso redentor e sumo sacerdote, continua em sua Igreja, com ela e por ela, a obra de nossa redenção.
Logo abaixo estou postando alguns dos atos que estão presentes na liturgia da santa Missa, elas foram tiradas do site da Comunidade Católica Shalom, lá contém mais informações sobre o universo católico é só clicar no link http://www.comshalom.org/

Ass: Erbiane Karen

AS ATITUDES E OS GESTOS LITÚRGICOS.


Os gestos dentro da Liturgia permitem aos fiéis participarem das realidades divinas de forma plena, ativa e comunitária (cf SC 21) . É necessário e dever dos pastores da Igreja vigiarem para que os fiéis participem da celebração do sagrado com conhecimento de causa, ativa e frutuosamente . Para isso é preciso que os fiéis sejam instruídos a sintonizarem a sua mente com as palavras que pronunciam e assim, participarem das sagradas ações com toda gestualidade e atitudes que envolva corpo, mente e alma (cf. SC 11, 14, 19, 30, 48) .

Os gestos e posições que o corpo deve admitir dentro das ações sagradas, é sinal da comunidade e da unidade da assembléia e exprimem e favorecem a atitude interior. Para se obter a uniformidade nos gestos e posições deve-se obedecer as normas práticas que são orientadas pela Igreja, conforme seus documentos e rúbricas .

O corpo do homem também ora diante de Deus. O gesto enriquece e enobrece o pensamento e a emoção interior vivida pelo homem. A adoração em espírito, para ser uma adoração em verdade 00 4,24), deve ser também corporal (Rm 12,1). A encarnação do Verbo não é um assumir, unicamente, de um espírito humano, mas de uma carne, feita de corporeidade . Cristo teve atitudes e gestos que expressavam a sua oração ao Pai.

Os gestos e atitudes prescritas não devem ser uma simples execução de uma rubrica, se antes não forem um estado de alma, uma profunda e autêntica exteriorização de realidades interiores. Repetir ritos pode produzir o desgaste dos sinais sagrados, uma perda de consciência dos seus significados.

AS CORES LITÚRGICAS


" A diferença das cores nas vestes sagradas tem a finalidade de expressar, bem como no uso externo, a característica particular dos mistérios da fé que vão ser celebrados e o sentido da vida cristã no longo caminho em curso do ano litúrgico " (lGMR 307) . No primeiro milênio, sempre foi usado o branco natural. A partir do século XII em Roma se fixou as cinco cores litúrgicas :

A) BRANCO:
Sentido: Inocência, pureza, festa, alegria, começo de uma vida nova (batismo) , luz. Uso: Páscoa, Natal, festas e memórias da Virgem Maria, santos não mártires, Cátedral de S. Pedro e outros.

B) VERMELHO: Sentido: Sangue derramado dos mártires pela fé e por Cristo na cruz, do fogo (presença do Espírito Santo) , da força e da realeza. Uso: Domingo da Paixão e Sexta-feira Santa, Pentecostes, festa dos Apóstolos e Santos mártires.

C) VERDE: Sentido: Esperança na vida eterna que deve sempre se renovar, assim como, a natureza sempre reverdeja Uso: Tempo comum.

D) ROXO OU PRETO: Sentido: Penitência e mortificação, luto pela perda de alguém, conversão . Tempo do Advento e da Quaresma, fiéis defuntos.

E) ROSA: Sentido: Alegria pela vinda do Messias e alegria pela salvação que Cristo realizou . Uso: 3º Domingo do Advento (Gaudete) e 4° Domingo da Quaresma (Laetare).
A Igreja Oriental usa somente duas cores, o vermelho para os mortos e o branco para os outros casos.
Depois do Vaticano II, há mais liberdade no uso das cores.

VESTES LITÚRGICAS.

A variedade das vestes ou paramentos litúrgicos serve para manifestara diversidade dos ministérios (indicações hierárquicas) exercidos na Liturgia . As vestes quer nos dar o sentido de revestir-se de Cristo, de sua autoridade, dos seu serviço. O cristão procura imitar o Cristo, seu divino modelo.

Vestes, paramentos ou hábitos vêm do termo latino habitus e designam as disposições morais da pessoa e a sua atitude exterior. A veste é sinal primeiro para quem a porta.

Quanto à forma das vestes litúrgicas ficam à determinação das Conferências Episcopais frente à Santa Sé de adaptar conforme necessidades e costumes regionais:

A CNBB aprovou (1971) a substituição do conjunto alva e casula por túnica ampla, de cor neutra, com estola do tempo ou festa litúrgica .
A beleza e a nobreza das vestes decorra do tecido e da forma; se houver ornatos, sejam figuras ou símbolos que indiquem o uso sagrado. As cores devem visar manifestar o caráter dos mistérios celebrados, conforme desenrolar do ano litúrgico.

 VESTES COMUNS.

São aquelas que todos os ministros, de qualquer grau, usam:


ESTOLA:

a) Tem suas raízes no Sagrado (cobrir-se quando estiver em presença do totalmente Outro) .
b) É o Talit dos hebreus .
c) Bispos e sacerdotes levam-na em torno do pescoço, pendendo diante do peito; o diácono usa a tiracolo sobre o ombro esquerdo, prendendo ao lado direito.
d) Simboliza a imortalidade da alma e é sinal do serviço e poder sacerdotal.
e) Era carregada ao pescoço com mais de uma volta, associada ao grau da hierarquia Breco - romana. Só após o séc::. IX recebe o nome de estola (antes era orarium = boca ,para proteger da saliva e do suor as sagradas espécies.)


 VESTE DOS ACÓLITOS (OPCIONAIS).

TÚNICA: Cor branca ou vermelha.

COTA: Vestimenta branca colocada sobre a túnica.

COLARINHO: Colocado no pescoço dentro da túnica.

FAIXA VERMELHA: Colocada sobre a cota. Usada em celebrações festivas. Quando
a cor litúrgica for preta ou roxa não usa.

Obs : O uniforme para vestir as indumentárias litúrgicas, deve ser: camisa social de manga comprida branca, calça social preta ou azul- marinho, sapato social preto.
BATINA:
a) Diferenciada da túnica por ser um pouco mais comprida (até os tornozelos) .
b) Cor preta para o sacerdote, branca para monges dominicanos e cistercienses , parda para carmelitas e franciscanos , roxa para bispos e vermelha para cardeais.

ENTRE OUTRAS VESTES.

OS SÍMBOLOS NA LITURGIA


As realidades que Deus nos quer revelar e comunicar na Liturgia , que são profundas e inefáveis, na qual o homem não consegue exprimir, são expressas liturgicamente nos sinais sagrados e símbolos. Muito mais que os conceitos, a Liturgia se interessa mais pelas realidades que expressa.
A Liturgia é um acontecer de realidades sagradas e ocultas em forma terrena. É preciso transformar em ação vivencial aquela ação mediante a qual o homem que tem fé compreende, acolhe e realiza os sinais da graça invisível.
É o homem todo que celebra o culto. Não só alma e inteligência, mas todo o seu
corpo deve entrar em comunicação com Deus. O corpo humano é o maior símbolo da linguagem religiosa. Assim também, não só a comunicação pela linguagem falada, mas por sinais que signifiquem e comuniquem a graça estabelecida por Deus: a santificação do homem.

Novidades e Mudanças

Apartir de hoje o BLOG DA BIAH irá fazer postagens sobre o mundo católico, músicas, vídeos, cantores, pregadores e claro muita informação através de matérias interessantes que façam agente refletir sobre nossa vida e sobre Deus em nossa vida.
Um abraço ....
Ass: Erbiane Karen